O ato de amamentar cria um vínculo fortíssimo entre mãe e filho, que favorece o desenvolvimento de crianças mais tranqüilas, com maior auto-estima e mais ajustadas socialmente. A importância da amamentação natural tem sido abordada, principalmente sob o ponto de vista nutricional, imunológico e psicossocial; portanto, é um assunto de interesse multiprofissional. (ANTUNES, et al,2008).
A amamentação deve ter inicio na primeira meia hora de vida. Em 2001, esses organismos passaram a recomendar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e proporcionar a criança alimentos complementares seguros e apropriados mantendo a continuidade da amamentação até os dois anos ou mais com o aleitamento parcial ou não-exclusivo (OMS/UNICEF, 1989).
O aleitamento materno tem sido mais abordado sob os aspectos relacionados com o crescimento e desenvolvimento da criança, porém devido a sua transversalidade a abordagem tem vindo a alarga-se (TOMA et al, 2008).
Os benefícios do aleitamento para criança, mãe, família e sociedade em geral são múltiplos e hoje muito conhecidos, devido a inúmeros estudos desenvolvidos nas últimas décadas. Esses benefícios resultam das capacidades imunológicas, nutricionais, psicológicas, do leite humano e das vantagens da amamentação.
VANTAGENS PARA O BEBÊ
· Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê;
· Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite;
· O leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é um alimento ideal.
· Não existe leite fraco;
· É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.
· O leite materno dá proteção contra doenças porque: só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte),pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças.
VANTAGENS PARA A MÃE
· Aumenta os laços afetivos.
· Dar o peito logo que o bebê nasce, diminui o sangramento da mãe após o parto.
· Faz o útero voltar mais rápido ao normal.
· É um método natural de planejamento familiar.
· Diminui o risco de câncer de mama e ovários.
· É econômico e prático. Não precisa ser comprado.