Banco de Leite Humano


  1. O QUE É BANCO DE LEITE? QUAL O OBJETIVO?
É um centro especializado para estoque e pasteurização do leite materno pertencente a um hospital materno-infantil amigo da criança. Tem como objetivo incentivar o aleitamento materno; obter doações para suprimento da demanda da maternidade e outro hospital; fazer pasteurização.

  1. QUAL A CLIENTELA ATENDIDA?
Crianças em UTI neonatal, prematuras e/ou com baixo peso ao nascer; cujas mães sejam e estejam impossibilitadas de amamentar.

  1. COMO É REALIZADA A COLETA DO LEITE MATERNO?
  1. Escolha do frasco para acondicionamento do leite – frasco de vidro com tampa plástica e de rosca:
  2. Esterilização do frasco feito pelo CME  ou  fervido no mínimo por 15 minutos em imersão total e depois secagem do frasco sobre superfície limpa e longe de contaminação;
  3. Preparo materno para ordenha do leite – lavagem das mãos com água e sabão, prender os cabelos e colocar gorro, cobertura de boca e nariz com máscara, massagem das mamas e descarte de jatos iniciais.
  4. Ordenha – enchimento do frasco (máximo de 2 cm da tampa)
  5. Fechamento do frasco e entrega para pasteurização.
  1. O QUE É COMO É REALIZADO O PROCESSO DA PASTEURIZAÇÃO?
Processo de esterilização onde o objetivo é destruir todos os micro-organismos patógenos do leite humano. Primeiro descongela o leite sob refrigeração, coloca em banho-maria sob temperatura de 62,5°C durante 30 minutos e por  ultimo ocorre o resfriamento.

  1. COMO É FEITA A ESTOCAGEM DO LEITE PASTEURIZADO?
Após resfriamento do frasco, o leite é congelado. Sua durabilidade máxima é de seis meses. Os frascos são armazenados segundo classificação de acidez, destino, tipo de leite em bandejas especificas no freezer. Os frascos são etiquetados, colocando –se o nome da doadora, registro, data da ordenha e destino.

  1. COMO É FEITO O CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE MATERNO?
Pré-pasteurização: após descongelamento, retira-se uma olíquota do leite doado que é encaminhada aos laboratórios de bioquímica e microbiologia para análise. Após laudo favorável e registrado o leite é pasteurizado. Se considerado impróprio para consumo, é inutilizado.
Pós-pasteurização:  após a pasteurização, retira-se uma olíquota, seguindo o restante para congelamento em freezer. Para manutenção de temperatura ótima do ambiente externo ao freezer, é restrita a entrada de número determinado de pessoas no local da estocagem, sendo o monitoramento da temperatura efetuado por termômetros calibrados. Para manutenção do controle microbiológico do ambiente de ordenha, é proibida a entrada de pessoas que não estejam devidamente apresentáveis e paramentadas (vestimenta paropriada, gorro, mascara, mãos higienizadas)  

  1. QUANTO TEMPO O LEITE PASTEURIZADO E O NÃO – PASTEURIZADO PODEM PERMANECER NO AMBIENTE, EM GELADEIRA E FREEZER?
Não-pasteurizado:
temperatura ambiente: consumo imediato ou máximo de 2 horas.
sob refrigeração: Maximo de 24 horas (1 dia) – evitar armazenar em portas
sob congelamento: Maximo de 15 dias.
Pasteurizado:
sob refrigeração: Maximo de seis meses.
sob congelamento: após descongelamento retirar a porção e refrigerar o restante, este deverá ser consumido em no Maximo 24 horas.

  1. COMO É REALIZADA A TECNICA DA TRANSLACTAÇÃO E DA RELACTAÇÃO? QUAL OBJETIVO?
Translactação- consiste no aleitamento materno através de uma sonda fixada ao tórax da mãe e cuja extremidade, introduzida na boca da criança esteja em contato com o mamilo. O leite ordenhado da mãe é colocado dentro de uma seringa que é acoplada à sonda, controlando-se a velocidade de saída
Relactação – a mesma técnica, porém o leite é de uma doadora que não é a mãe da criança, pois a mesma encontra-se com as mamas ingurgitadas e faz-se isso para estimular a mãe a produzir leite novamente.
Esta técnica objetiva incentivar o aleitamento materno proporcionando-a à criança que de outra forma não teria como recebê-lo à mama em virtude da precariedade da capacidade respiratória, de sucção e de deglutição ajustadas.